Páginas

A diferença entre Hacker e Cracker!

Você já deve ter escutado a palavra hacker, e também deve saber muito bem o que essa pessoa faz... Será?

Você acha que hacker é o cara que invade os sistemas e sites e rouba as informações das pessoas? Pois bem, pense diferente!

Ao contrário do que muitas pessoas sabem e aprenderam, hacker não é o "cara do mau" e sim o cracker pois é... O hacker usa seus conhecimentos para o bem, elaboram e modificam programas e mesmo invadindo fazem isso para testar suas fragilidades.

Já o cracker é a pessoa que quebra, ou crackeia (do inglês cracking) um sistema, e nos casos, para o lado ruim, para roubar informações ou destruir algo.

Claro que essa denominação não é nada oficial, tendo em vista que os dois podem fazer as mesmas coisas. Esse termo foi criado em 1985 para diferenciar os dois e não causar confusão, porém até mesmo no ramo tem gente que não aceita!

O bacana e mais comum mesmo são os termos: “White Hat” (Chapéu Branco), “Black Hat” (Chapéu Preto) e “Gray Hat” (Chapéu Cinza)

Onde White Hat: São pessoas interessadas em segurança e, na maioria das vezes, usam suas habilidades a favor das empresas, sendo 100% éticos em suas ações. São eles que ocupam os cargos de analista de sistema, especialista em TI ou outros empregos na área de informática.

Os Black Hat: São criminosos e, normalmente, especializados em invasões maliciosas de sites.

E por fim os Gray Hat: São pessoas que têm as intenções de um White Hat, mas suas ações são eticamente questionáveis.

Enfim, fica a critério de vocês decidirem qual é a melhor.
Mas saibam. Hacker e Cracker não são a mesma coisa. Ou são? O que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte, ajude, dê sua opinião. Vamos formar uma rede!